terça-feira, 3 de dezembro de 2013

de de

Kefir de Leite

Oi gente, tudo bem com vocês? Bora saber sobre os benefícios, materiais necessários e modo de preparo dessa bebida fermentada chamada iogurte de Kefir?

(Grãos de Kefir)

O chamado "Kefir" é o nome dado a colônia de bactérias e leveduras, tendo mais de 6 tipos de lactobacilos, conhecido por milhares de anos na cultura popular, ele foi descoberto nas montanhas do Cáucaso Setentrional, sendo passado de gerações em gerações para as pessoas. Sobre seus benefícios, sabe aquela história de "Lactobacilos Vivos"? é exatamente disso que estamos falando! Por ser um alimento probiótico ele possui microrganismos eficazes no equilíbrio da nossa microbiota intestinal, e usado a longo prazo traz benefícios a nossa saúde, prevenindo doenças e aumentando nossa imunidade, existem estudos científicos que comprovam que o Kefir é um grande aliado à saúde humana, já foi constatado sua eficácia ao controle de ritmo intestinal, combate a microrganismos patógenos de todo trato digestivo, além de combater células cancerosas.

Existem dois tipos de Kefir, o Kefir de Leite conhecido também como "Kefir Real" e o Kefir de Água, a grande diferença dos dois é que a colônia do Kefir Real utiliza a lactose para a fermentação, ou seja, utilizamos leite como fonte de alimento para os microrganismos, já no Kefir de Água a colônia utiliza a sacarose, ou seja utilizamos água com açúcar mascavo como fonte de alimento para os microrganismos. 

Materiais e Modo de Preparo para 1 Porção (Kefir de Leite)
  • Grãos de Kefir (aprox. 1 colher de sopa de grãos)
  • Leite (200ml)
  • Pote de Vidro
  • Peneira
  • Colher de Plástico
  • Paninho de algodão ou redinha

Preparo: Para preparar o seu Iogurte de Kefir é bem simples, você deve acrescentar o leite nos grãos de Kefir e deixá-lo até atingir o tempo necessário a sua necessidade, esse tempo pode variar:
  • 12h em 12h - Efeito Laxante - Sabor suave e textura líquida.
  • 24h em 24h- Efeito Neutro - Sabor neutro e textura de iogurte.
  • 36h em 36h- Efeito Prisão - Sabor ácido e textura de iogurte mais pegajoso.
Obs. Você notará que dependendo da quantidade de horas o Iogurte de Kefir ficará mais líquido ou mais grosso, assim também como o seu sabor se tornará mais suave ou mais ácido, isso se da pelo tempo de fermentação.

Obs2. Não é aconselhável consumir o Kefir com mais de 36h de fermentação. 


- Atingido o tempo necessário pegue uma peneira e um copo, peneire esse iogurte no copo, mantendo os grãos na peneira, e pronto seu Iogurte de Kefir está pronto para o consumo.

- Lave o pote de vidro e enxágue bem, leve os grãos de Kefir para o pote de vidro novamente e acrescente o leite para recomeçar o processo de fermentação, cubra com um paninho de algodão e elástico ou redinha.

Obs3. Lave os grãos de Kefir com água 1x na semana para evitar acidez e restos de leite azedo.

Obs4. É natural que os grãos se multipliquem conforme o cultivo e tempo, você poderá consumir esses grãos em excesso ou doá-los para alguém que tenha interesse, caso não queira apenas descarte-os no lixo.

Dica de consumo: 
- Acrescente açúcar ou mel para adoçar seu iogurte.
- Bata com frutas (banana e morango fica uma delícia!).
- Coloque por cima da granola.


Conservação e Higienização: Para conservar seu Kefir por um longo período você pode congelar ele a seco ou mante-lo em refrigeração coberto com leite (Provavelmente se esse leite ficar por muito tempo na geladeira ele irá azedar com o tempo, mas calma não precisa jogar os seus grãos fora, para que isso não aconteça troque apenas o leite de tempos em tempos ou se acontecer faça uma higienização nos grãos!) Quando os grãos passam muito tempo inativos demoram cerca de 1 a 2 semanas para voltarem a fermentar adequadamente, caso isso aconteça faça a troca de leite e limpe os grãos com água corrente durante essas semanas ou até notar que o Kefir voltou a ter sua fermentação, textura e cheiro normalizados.

Para adquirir seu Kefir, passe a saber se alguém próximo a você cultiva os grãos, o Kefir é compartilhado através da cultura popular, não é industrializado, o que traz ainda mais benefícios por não conter químicos e conservantes, priorize e de valor a cultura popular! 

Espero que tenham gostado das dicas e curiosidades, caso tenham alguma dúvida sobre o Kefir me escrevam nos comentários! Caso tenham interesse em adquiri-los posso tentar enviar de alguma forma para vocês! Beijos e até o próximo post!



Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Oi Dani!

    Faço uso do kefir e sou doadora também! Os benefícios são mesmo excelentes!

    Faço uma receita de iogurte de kefir com gelatina que fica um mousse muito bom. É só dissolver a gelatina (uso a diet) em 250 ml de água quente e depois misturar com 250 ml de iogurte de kefir. Já coloco nas tacinhas e gela rapidinho. Como utilizo o leite desnatado, fica uma sobremesa leve e com esse calor, fica tudo de bom!

    abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marli!!! Que bom que é doadora de kefir, afinal é muito bom para a saúde!!! :)

      Adorei a receita, deve ser super facinha de fazer, vou tentar fazer e depois posto aqui no blog pra você ver como ficou!!! Beijinho

      Excluir
  2. Dani, uma gracinha seu blog, parabéns !!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, você ainda tem os kefir época de faculdade, estes dias estava pensando em quem poderia ter os grãos ainda. Agora sim, que irei te visitar... Estou amando seu blog, Bjinhos Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D Vem me visitar sim, estou com muita saudade de você Thi!!!! <3 Ainda tenho os grãos sim, eu te passo!!! Que bom que está gostando do blog, volte sempre ta!!! beijinho Thici!!

      Excluir

É um prazer ter você por aqui! Deixe seu comentário!!