sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

de de

Permacultura, o que é?

Olá pessoal tudo bem com vocês? Hoje venho aqui falar um pouquinho de Permacultura, vocês já ouviram falar sobre isso? Quer saber mais? Então vamos lá!!! ;)

  Sabemos que a humanidade vem degradando cada vez mais a natureza afim de buscar recursos minerais, hídricos e energéticos para se sustentar, com pouca preocupação em relação a biodiversidade de espécies e o fim dos recursos naturais, trazendo problemas muitas vezes irreversíveis. Muito se fala hoje em dia sobre o respeito ao meio ambiente, a sustentabilidade, e "n" coisas vistas como ecológicas, porém pouco se faz para tentar amenizar a situação, existem milhares de métodos sustentáveis e ecológicos, infelizmente isso é pouco divulgado e pouco utilizado pela nossa sociedade. 
   Em contra partida a Permacultura chega para dar início a essa onda de eco sustentabilidade afim de gerar menos impactos no meio ambiente e trazer um equilíbrio entre o homem e a natureza. O método da permacultura foi criada por ecologistas australianos David Holmgren e Bill Mollison na década de 70. Esses ecologistas criaram diversas técnicas baseando-se em comunidades locais como os aborígenes e então esse método começou a se espalhar pelo mundo e foi se adaptando para diversos locais.

A permacultura possui alguns princípios dentre eles existe a flor da permacultura que abrange desde manejo da terra até saúde e bem-estar espiritual:


1- Observe e interaja
2 - Capte e armazene energia
3- Obtenha um rendimento
4- Aplique a autorregulação e aceite feedback
5- Use e valorize recursos e serviços renováveis
6- Evite o desperdício
7- Integre em vez de segregar
9- Use e valorize a diversidade
10- Use os limites e valorize o marginal
11- Use e responda à mudança com criatividade


Figura 1: Flor da Permacultura



Enrique Ortega, 2013:

"A Permacultura é uma ferramenta que permite olhar a paisagem e descobrir os recursos que
a natureza oferece para poder planejar e organizar seu uso coletivo. Ela permite visualizar as
interações entre os distintos componentes da unidade produtiva rural e reconhecer a função
especíƒfica de cada componente."

Os métodos e princípio permaculturais abrangem não apenas a questão do uso da terra e da natureza de forma equilibrada, mas traz também consigo diversos princípios que podem estar influenciando uma vida de maior qualidade e equilíbrio com o planeta.


Referência Bibliográfica

HOLMGREN, D. Permacultura. Princípios e caminhos além da sustentabilidade, Livraria Via Sapiens, Porto Alegre - Brasil, 2013.


É isso pessoal, fiz esse resuminho para vocês entenderem um pouco sobre esse conceito, espero que tenham gostado desse método super belo que é a permacultura.

Beijinho em todos e até a próxima!








Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Não sabia que agro-florestas estavam dentro da Permacultura. Interessante, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a permacultura abrange muita coisa!!! É super legal!!! beijinho

      Excluir

É um prazer ter você por aqui! Deixe seu comentário!!